Pages

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Decoupage em Potes de Sorvete

O passo a passo de Como fazer Pintura e Decoupage em Potes de Sorvete foi publicado por Cindy Y. Moraes, via Orkut em ARTESANATO EM LATINHAS E E.V.A - Potes de Plástico.

Pote plástico de sorvete decorado com pintura e decoupage - tema de natal.
Trabalho de Cindy Y. Moraes.

A técnica é igual a das latinhas, com o adendo que o primer tem maior dificuldade de aderir ao plástico o que torna o trabalho mais difícil.

Se o plástico for muito mole, como as tampas das latinhas de leite, há grande risco de não dar certo pois a pintura tende a descolar. Em potes de sorvete e garrafas pet pode dar certo.

Cindy deixa o Aviso na Comunidade:

"Para ajudar os que desejam iniciar nos plásticos, eu vou colocar aqui o material que eu usei (e o passo-a-passo) para pintar um pote de sorvete de natal (no meu álbum tem uma foto dele). No meu pote deu certo, mas não há garantias que todos vão funcionar. Talvez eu tenha tido sorte no material que usei. Então fica aqui a dica para quem quiser tentar, ok?!"

Material:

1- Primer para metais e pet da acrilex
2- Rolinho para aplicar o primer e para pintar
3- Tinta acrílica ou PVA para pintar
4- Pincéis chatos macios (1 pequeno para pintar os cantos; 1 grande para passar o verniz)
5- Pincel para passar a cola (não precisa ser dos mais macios)
6- Cola gel para decoupage ou termolina da acrilex
7- Verniz geral da acrilex
8- Figuras para decoupage ou figuras impressas a laser 

Passo-a-passo:

1- limpar o pote com álcool
2- passar 2 camadas do primer acrilex com rolinho de pintar (deixando secar por umas 12 horas entre cada demão)
3- passar 2 demãos da tinta PVA ou acrílica (esperar secar algumas horas a cada demão)
4- esperar secar
5- passar cola no pote, com um pincel; colar as figuras para decoupage no pote; passar uma camada fina de cola sobre a figura
6- esperar secar
7- passar verniz geral sobre todo o pote com um pincel macio
8- deixe secar e está pronto. 

Observações:
- É muito importante deixar cada demão de primer secar bem para que a tinta possa aderir e não descascar no futuro.

- Usar o rolinho para aplicar o primer, mas nos cantinhos utilizar o pincel macio pois o rolinho não entra. A mesma coisa aconteceu com a tinta.

- O primer usado: para metal e / ou pet da acrilex.

Veja alguns dos potes feitos por membros da Comunidade que seguiram esse passo a passo:

Pote de Sorvete e Lata Pintada e Decoupada - Trabalho de Helia Lopes, via Orkut.

Garrafa Pet com Pintura e Decoupage - Trabalho de Sirlei Pedrosa, via Orkut.

Pote Plástico de Maionese Com Técnica de Pintura e Decoupage - Trabalho de &!L ..., via Orkut.

6 comentários:

  1. Olá amada amei seu blog parabens por tudo....lindo lindo..
    amei esta ideia vamos aprender pra fazer com a mulheres da igreja...
    Obrigada por compartilhar...
    já sou sua seguidora..venha conhecer meu blog tambem....bjs um feriadão abençoado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada , tento compartilhar tudo que eu encontro , de criativo , volte sempre ! bjs Dany

      Excluir
  2. oi tudo bem...
    esses potes de toddy foi eu quem os fez...no meu blog tem mais,fiquei feliz em vê-los aqui...bjos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Daniela, posso usar verniz spray no lugar do verniz geral?

    ResponderExcluir
  4. lindos, vou tentar fazer sou iniciante

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Sou iniciante. Gastaria de uma ajuda. Se o pote do sorvete é branco, e eu quero cobri-lo totalmente com guardanapo de decoupagem, preciso passar primeiro e pintar? Ou poderia aplicar direto a cola?

    ResponderExcluir